A importância de acompanhar o desempenho escolar

Todo pai deseja que seu filho tenha boas notas na escola. Porém, o processo de aprendizagem vai além do desempenho do aluno em sala de aula.

Todo pai deseja que seu filho tenha boas notas na escola. Porém, o processo de aprendizagem vai além do desempenho do aluno em sala de aula.

Em casa, os pais têm um papel importante, que é acompanhar a rotina dos filhos na escola e estimular seu gosto pelo conhecimento.

Um estudo realizado pelo movimento Todos Pela Educação conseguiu identificar comportamentos comuns às famílias de crianças e jovens que se destacam na escola.

Atitudes simples como colocar a escola nas conversas do dia a dia e valorizar o conhecimento fazem toda diferença.

Outras atitudes também são comuns aos pais que têm filhos com boas notas: eles acompanham os comunicados da direção, comparecem às reuniões, conferem a lição de casa, conversam com os professores. Acima de tudo, sabem que estando perto da escola ajudam o filho a se concentrar nos estudos.

A tecnologia também é uma aliada. Plataformas on-line, como o Education One, permitem que os pais acessem um sistema com o histórico de presenças e faltas de seu filho, além do status de cumprimento das tarefas solicitadas pelos professores. É possível programar alertas para ser avisado no smartphone quando o filho falta à escola, por exemplo.

Para ter sucesso, é preciso que o acompanhamento continue em casa. Veja algumas dicas recomendadas pelo Todos Pela Educação para ajudar seu filho a aprender melhor:

Estimular habilidades como curiosidade e perseverança – Qualidades fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

Apoiar o protagonismo do aluno – É acreditar que a criança e o jovem são capazes de realizar o que querem. Todos podem aprender e fazer escolhas.

Valorizar o conhecimento – O aluno aprende o valor da educação quando percebe o quanto isso é importante para a família.

Ampliar o universo cultural – É importante ler em voz alta para a criança e liberar o acesso aos livros. Atividades culturais, de qualquer natureza, estimulam a curiosidade e o senso crítico.

Escola Software de Gestão Escolar

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
O desafio do coordenador pedagógico
Next reading
A importância de acompanhar o desempenho escolar