Pilares da gestão escolar : Dificuldades e soluções

Serie de 5 posts que vão abordar os pontos chaves da gestão escolar!

As novas demandas tecnológicas e as exigências sociais provocaram a mudanças da administração escolar nos dias atuais, trazendo a união entre os elementos fundamentais dos processos institucionais e educativos das escolas transformando a administração em um novo contexto que representa um conceito diferenciado: a gestão escolar. O conceito de gestão escolar abrange a totalidade de todos os processos e setores da instituição com o objetivo de que a harmonização entre eles tenham como finalidade sempre a qualidade da educação e formação dos alunos. Essa conceituação se difere do antigo modelo de administração escolar que fragmentava e centralizava os processos administrativos nos setores do qual eles se destinavam. A transformação da forma de gerenciamento escolar trouxe resultados positivos para a melhoria da educação de uma forma geral, contudo trás consigo muitos desafios a serem enfrentados pelo gestor escolar, e o sucesso ou fracasso de sua instituição esta ligado com um bom plano de gerenciamento e execução de forma efetiva. È importante que o gestor reconheça os principais pilares da gestão escolar garantindo autonomia dos três principais setores de sua instituição: Financeiro, pedagógico e administrativa.
Em uma serie de cinco posts iremos abordar os pilares mais importantes e estratégias táticas para impulsionar a sua gestão escolar.
Nesse primeiro post abordaremos a Gestão Pedagógica
Gestão pedagógica
Pode-se dizer que este é o principal pilar da gestão escolar, pois mesmo que se tenha um bom desempenho nos outros dois setores, financeiro e administrativo, é uma boa gestão pedagógica que vai trazer os resultados desejados para as instituição de ensino.
Independente do setor que atua, a instituição de ensino tem o importante dever de entender que a atividade educacional deve ser sempre o centro da atenções, mesmo que isso pareça previsível, pois sem cumprir com essa finalidade, a de se ensinar com qualidade, estará comprometendo todo o equilíbrio no planejamento da gestão escolar.
O papel do gestor nesse pilar esta em planejar e organizar todo sistema educacional. Gerenciar os recursos humanos, já que a execução das atividade de ensino depende inteiramente de pessoas. Desenvolver projeto pedagógicos e realizar pesquisas com o objetivo de projetar métodos de ensino mais eficazes . Para construir um bom projeto nesse pilar será necessário que o gestor trace metas focadas na melhoria das praticas educacionais nas instituições de ensino, assumindo o papel de líder educacional ou nomeando profissionais capacitados para desenvolver essa função.
Porque o papel do líder educacional é tão importante para o desenvolvimento das gestão pedagógica?
O diretores e coordenadores educacionais são encarregados de garantir o desenvolvimento das atividades educacionais através de ações vitais , tais como:
• Formular métodos e estratégias que auxiliem a propagação do conteúdo no ambiente educacional
• Despertar nos docentes e discentes o desejo de ensinar e aprender.
• Engajar os profissionais da educação e a comunidade de ensino assumam o compromisso de melhorar a educação.
• Desenvolver estratégias que envolvam os docentes e a comunidade de ensino nos processos educacionais.
• Criar um ambiente de ensino estimulante e motivador
• Estabelecer critérios de avaliação dos métodos pedagógicos praticados na instituição bem como o trabalho pedagógico utilizado pelos professores
• Analisar o currículo escolar e a metodologia aplicada buscando sempre aprimorar que favoreça a promoção da educação
É importante que o gestor sempre esteja focado nessas atividades buscando sempre manter a qualidade educacional de sua instituição.
2- Gestão escolar administrativa e financeira
Como falamos anteriormente a gestão escolar gira em torno de um eixo onde todos os pilares estão em equilíbrio, se um desses pilares não estiver bem estruturado todo o resto da gestão é comprometida. E esse é um dos maiores erros de muitos gestores, que acabam focando em um determinador pilar deixando outros setores sem a atenção merecida.A educação sempre vai ser o foco principal em uma instituição de ensino, mas o que um gestor necessita compreender é que se não tiver uma gestão administrativa e financeira equilibrada em algum momento essas deficiências vão influenciar a qualidade pedagógica da instituição.
O espaço físico em que o aprendizado acontece precisa de organização e manutenção de diversos processos, é nesse aspecto que a gestão administrativa entra, pois depende dela para que organização das diversas tarefas de rotina diária da instituição fluam de forma positiva.
Para o bom funcionamento no setor administrativo o gestor tem que estar atento as atividades rotineiras da secretaria, manutenção do patrimônio físico da instituição, conhecimento da legislação educacional e dos processos educacionais.
Entre as atribuições da gestão administrativa podemos destacas:
• Organizar, administrar e fazer a manutenção dos recursos físicos e materiais da instituição.
• Garantir que os processos ocorram de acordo com a legislação
• Registrar os itens e bens da instituição
• Proporcionar e garantir a manutenção dos bens
• Garantir a limpeza, conservação do espaço e proporcionar a segurança do ambiente institucional
• Articular a atuação da instituição de ensino junto aos órgãos oficiais
• Orientar a utilização correta dos materiais e equipamentos
• Manter atualizado o inventario de materiais garantindo a reposição sempre que necessária
• Implementar tecnologias de informação que promovam a otimização dos processos de gestão em todos os segmentos da instituição
• Incluir a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliem o aprimoramento da gestão escolar

Fique ligado nos próximos posts!

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